Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Mamelucos
Mameluco, palavra de origem turco(etm.: Memlük '', «possuído», particípio passado do verbo ملك malaka, «possuir, ter algo em propriedade»), refere-se a escravos que serviam a seus senhores como pajens ou criados domésticos, tendo sido usados também como soldados, em algumas situações, por califas muçulmanos e pelo Império Otomano. Nessa condição, converteram-se numa casta militar que chegou a exercer o poder em alguns países, como Egito e Índia.

No Brasil, o termo mameluco designa um indivíduo que possui ascendência indígena e branca – mestiço ou filho de branco com índio (veja também caboclo). Alguns mamelucos se destacaram, na então colônia portuguesa, como bandeirantes, capitães do mato que se engajavam na captura de índios e na busca de metais preciosos, que contribuíram para a expansão do território brasileiro para além das fronteiras delimitadas, na época, pelo Tratado de Tordesilhas.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike