Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Sagas de Islandeses
 
Sagas de islandeses
As Sagas de islandeses (em islandês: Íslendingasögur) são um grupo de sagas escritas na Islândia durante a Idade Média. Estas sagas tratam da vida e feitos de membros das famílias mais importantes da Islândia durante o período entre o descobrimento (874) até as primeiras décadas depois da chegada do Cristianismo à ilha, cerca do ano de 1000. Os textos foram escritos muito tempo depois dos acontecimentos que narram, entre os finais do século XIII e a metade do século XIV.

As Sagas de islandeses foram todas redigidas em prosa, ainda que possa haver alguns poemas intercalados no texto. O estilo das sagas é simples e direto. A ação se desenrola na antiga Escandinávia, especialmente na Islândia, Noruega e Gronelândia, com descrição toponímica muito detalhada. Os personagens principais das sagas de islandeses são antigos membros das famílias mais importantes da Islândia. O caráter dos personagens é deduzido das suas ações, uma vez que descrições psicológicas estão ausentes. As histórias giram em torno da colonização e as disputas entre os membros de famílias rivais, misturando história e velhas tradições orais.

Estas sagas são fontes inestimáveis para entender os costumes e a visão de mundo dos antigos escandinavos. Como muitos dos conflitos apresentandos são resolvidos nos conselhos anuais da antiga Islândia (chamados Althing), as sagas são também uma fonte para o entendimento do sistema legal da época.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike