Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Partido Revolucionário Institucional
O Partido Revolucionário Institucional (PRI) é um dos principais partidos políticos do México que teve o poder hegemônico sobre este país entre 1929 até 2000. Todos os foram deste partido, até que foi derrotado nas eleições do ano de 2000 pelo candidato do Partido da Ação NacionalVicente Fox Quesada.

Atualmente a presidente nacional do partido é César Camacho Quiroz e a Secretaria Geral é ocupada por Ivonne Ortega Pacheco, ambos eleitos em 2012. O PRI é membro da Internacional Socialista e segue a ideologia social-democrata, internamente existem diferentes correntes de pensamento, tanto de esquerda moderada como de extrema esquerda. Desde 1989, o PRI governava 32 entidades federativas, número que hoje foi reduzido a 17.

A oposição ao partido, como acadêmicos e historiadores sustentam que durante o período de governo do PRI, as eleições eram nada mais que uma simulação de uma aparente democracia. Também lembram que fraudes eleitorais, incluindo repressão e violência contra os eleitores, eram recursos utilizados pelo PRI quando o sistema político não funcionava como o partido pretendia. Em 1990, o escritor peruano Mario Vargas Llosa alcunhou o governo mexicano, sob o PRI, de uma "ditadura perfeita".


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike