Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Milagre do rio Han
O milagre do rio Han refere-se ao acelerado crescimento econômico movido pelas exportações ocorrido na Coreia do Sul, incluindo rápida industrializaçãoavanço tecnológicoboom educacional, aumento exponencial nos padrões de vida, rápida urbanização, construção de arranha-céusmodernização, sucesso na organização dos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 e da Copa do Mundo FIFA de 2002, rápida democratização e globalização, que milagrosamente transformaram o país das cinzas da Guerra da Coreia a um país rico e altamente desenvolvido na atualidade, com uma economia globalmente influente de trilhões de dólares e bem conhecida pelos seus conglomerados multinacionais, tais como SamsungLG Group e Hyundai-Kia.

Mais especificamente, esta frase se refere ao crescimento econômico de Seul, através da qual passa o rio Han. Além disso, o milagre geralmente refere-se ao período entre 1961 e 1996. Esta frase vem do "Milagre do Reno", que é usada para descrever o renascimento econômico da Alemanha Ocidental após a Segunda Guerra Mundial, parcialmente resultante do Plano Marshall. A palavra "milagre" é usada para descrever o crescimento do pós-guerra na Coreia do Sul, transformando-se na economia do mundo e um modelo para muitos países em desenvolvimento, algo considerado impossível por muitos na época. A infraestrutura de Seul foi destruída na Guerra da Coreia e milhões viviam na pobreza, com milhares de pessoas desempregadas que lutavam para satisfazer as necessidades básicas. Quando o general Park Chung-hee tomou o poder em 1961, a Coreia do Sul tinha um renda per capita de menos de US $80 por ano. Durante esse tempo, a Coreia do Sul era mais dependente da ajuda externa, principalmente dos Estados Unidos em troca de envolvimento da Coreia do Sul na Guerra do Vietnã. O movimento Saemaeul implantado pelo presidente Park Chung-hee estava focado no desenvolvimento rural da Coreia. A forte liderança do governo Park e o uso efetivo de mão de obra barata iniciou uma faísca na economia sul-coreana. Em menos de quatro décadas, a cidade "sem esperança" foi completamente transformada em uma cidade global líder mundial, um centro de negócios e comércio na Ásia, uma cidade altamente desenvolvida e centro econômico, tendo uma das infraestruturas tecnológicas mais avançadas do mundo. É considerada por muitos coreanos como um símbolo de orgulho nacional e espírito de que "pode ​​ser feito". Além do movimento Saemaeul, o governo coreano adotou outro plano eficaz de desenvolvimento econômico chamado de Plano dos Cinco Anos. Foram mais de cinco planos criados, e eles foram projetados para reanimar a economia. Cada um dos planos contribuiu enormemente na industrialização e ampliação dos mercados da Coreia do Sul.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike