Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
John Tyler
John Tyler, Jr. (Condado de Charles City29 de março de 1790 – Richmond18 de janeiro de 1862) foi o º presidente dos Estados Unidos logo após ser o  vice-presidente dos Estados Unidos. Natural da Virgínia, Tyler atuou como deputado estadual, , representante dos EUA e senador antes de ser eleito vice-presidente nas eleições de 1840. Ele foi o primeiro a ascender à presidência por morte do presidente, sucedendo William Henry Harrison. Sua oposição ao nacionalismo e forte apoio aos direitos estaduais o tornou querido por outros virginianos, mas o alienou da maioria de seus aliados políticos que o levaram até Washington. A presidência de Tyler foi prejudicada pelos dois partidos, e perto do final da sua vida ele aliaria-se com o Sul e os Estados Confederados da América.

Tyler nasceu em uma família aristocrata da Virgínia, descendente de ingleses, ganhando proeminência nacional em uma época de agitação política. Na década de 1820, o único partido político do país, o Democrata-Republicano, dividiu-se em várias facções, mas a maioria não compartilhava os rigorosos ideiais construtivistas de Tyler. Apesar de ter sido inicialmente um Democrata, sua oposição a Andrew Jackson e Martin van Buren o levou até o Partido Whig; ele foi eleito vice-presidente em 1840 na chapa Whig. Quando o Presidente Harrison morreu em , um mês após sua posse, um pequena crise constitucional começou sobre o processo de sucessão. Tyler imediatamente mudou-se para a Casa Branca, fez o juramento e assumiu todos os deveres e poderes presidenciais, um precedente que governaria sucessões futuras até ser validada pela Vigésima Quinta Emenda.

Como presidente, Tyler se opôs a plataforma Whig e vetou várias de suas propostas. Como resultado, a maioria dos membros do seu gabinte renunciaram, e os Whigs, chamando-o de Sua Acidência, o expulsaram do partido. Apesar de ter enfrentado um impasse na política doméstica, ele ainda conseguiu várias realizações internacionais, como o Tratado Webster-Ashburton com o Reino Unido e o Tratado de Wanghia com a Dinastia Qing da China. Tyler dedicou seus últimos dois anos no cargo na anexação do Texas. Ele tentou ser reeleito, mas o Whigs e os Democratas o impediram. Seus esforços para criar um novo partido foram infrutíferos. Entretanto, nos últimos dias do seu mandato, o Congresso ratificou uma resolução autorizando a anexação, que foi completada por seu sucessor, James K. Polk.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike