Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Triunfo romano
O triunfo romano (, a partir do grego θρίαμβος) era uma cerimônia civil e rito religioso da Roma Antiga, feito para homenagear publicamente o comandante militar (duque; dux em latim) de uma guerra ou campanha no estrangeiro notavelmente bem sucedida e para exibir as glórias da vitória romana. Aqueles que recebiam esta distinção eram denominados triunfadores (triumphatores).

No dia de seu triunfo, o general usava uma coroa de louros e vestia-se com bordados de roxo a ouro em uma toga picta (toga "pintada"), regalia que o identificava como quase divino ou quase real. Ele montava em uma carruagem de quatro cavalos pelas ruas de Roma, desarmado, em procissão com seu exército, cativos e os despojos de sua guerra. No templo de Júpiter, no monte Capitolino, ele oferecia um sacrifício e os símbolos de sua vitória aos deuses. Depois disso, ele tinha o direito de ser descrito como vir Triumphalis ("homem de triunfo", mais tarde conhecido como triunfador) para o resto de sua vida. Após a morte, ele era representado em seu próprio funeral, e os de seus descendentes mais tarde, por um ator contratado que usava a máscara (imago) e toga picta.

moralidade (Mos maiorum em latim) republicana exigia que, apesar destas honras extraordinárias, o general se comportasse com humildade digna, como um cidadão mortal que triunfou em nome do senado, das pessoas e dos deuses de Roma. Inevitavelmente, além de suas dimensões religiosas e militares, o triunfo oferecia oportunidades extraordinárias para a auto-publicidade. Enquanto a maioria dos festivais romanos eram luminárias de calendário, a tradição e a lei que reservava um triunfo a uma vitória extraordinária garantiam que sua celebração, procissão, atendesse festas e jogos públicos promovidos pelo status e realização do general. Ele poderia comemorar seu triunfo e aumentar ainda mais a sua reputação através da emissão de moedas triunfais, e financiamento monumentais de obras públicas e templos. Até o fim da era republicana, o aumento da concorrência entre os aventureiros político-militares que dirigiam o nascente império de Roma asseguraram que o triunfo se tornasse mais frequente, prolongado e extravagante, prolongando-se em alguns casos, por vários dias de jogos e diversões públicas. A partir do principado, um triunfo refletia a ordem imperial, e a preeminência da família imperial.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike