Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Sati
Sati ou suttee (em devanágari: , o feminino de sat "verdadeiro") é um antigo costume entre algumas comunidades hindus, hoje em dia estritamente proibido pelas leis do Estado Indiano, que obrigava (no sentido honroso, moral, e prestigioso) a esposa viúva devota a se sacrificar viva na fogueira da pira funerária de seu marido morto.

O termo é derivado do nome original da deusa Sati, também conhecida como Dakshayani, que se autoimolou, porque ela foi incapaz de suportar a humilhação de seu pai Daksha por viver enquanto seu marido Shiva morreu. O termo também pode ser usado para referir-se à viúva. O termo sati agora é às vezes interpretado como mulher honesta.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Sáti
Sáti é a filha do deus Himalaia,ela é mais conhecida como a que protege, com o seguinte nome: Durga. Sáti (durga) foi a primeira esposa de Shiva, e se imolou em protesto quando seu marido foi humilhado perdendo seu colar de perolas negras que continham um elixir da imortalidade. Até o século XIX a auto-imolação da esposa quando o marido morria era conhecida na Índia como sáti.

Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike