Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Revolução Xinhai
A Revolução Xinhai ou Revolução Hsinhai (em chinês:辛亥革命, pinyin: Xinhai Gémìng), também conhecida como a Revolução de 1911 ou a Primeira Revolução Chinesa, foi o derrube (10 de Outubro de 1911 - 12 de Fevereiro de 1912) da dinastia Qing e o estabelecimento da República da China. Começou com a Revolta de Wuchang em 10 de outubro de 1911 e o espalhar da insurreição republicana através das províncias do sul, e culminou com a abdicação do imperador Pu Yi em 12 de fevereiro de 1912, após longas negociações entre os regimes imperial e republicano rivais, baseados em Pequim e Nanjing respectivamente. As partes principais do conflito foram as forças imperiais da dinastia Qing (1644-1911), e as forças revolucionárias da Aliança Revolucionária Chinesa (Tongmenghui). A revolução é assim chamada porque a palavra Xinhai (辛亥) significa literalmente "Quarenta e oito", que é o nome de 1911, de acordo com o ciclo sexagesimal do calendário chinês.

A Revolução Xinhai foi motivada pela raiva da corrupção no governo Qing, pela frustração com a incapacidade do governo para restringir as intervenções das potências estrangeiras, e pelo ressentimento da maioria étnica chinesa Han sendo dominada por uma minoria étnica (os manchus).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike