Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Programação genérica
Programação genérica é um paradigma de programação no qual os algoritmos são escritos em uma gramática estendida de forma a adaptar-se através da especificação das partes variáveis que são definidas na instância do algoritmo. Especificamente, a gramática estendida eleva um elemento não variável ou uma construção implícita na gramática base para uma variável ou constante, permitindo a utilização do código genérico.

É diferente da forma normal de programação na medida em que invoca de certa forma as facilidades de metaprogramação da linguagem. Como isso ocorre em uma extensão da linguagem, novas semânticas são introduzidas e a linguagem é enriquecida no processo. É relacionada com a metaprogramação, mas não envolve a geração de código fonte, pelo menos visivelmente ao programador. É diferente também da programação por macros, já que esta refere-se somente a busca e substituição de termos, não fazendo parte da gramática da linguagem, implementada somente na fase de pré-processamento do código.

Para efeitos práticos, o paradigma permite que um parâmetro assuma diferentes tipos de dados desde que certas regras sejam mantidas, como sub-tipos e assinaturas. Por exemplo, para criar uma lista usando programação genérica, uma possível declaração seria List<T>, no qual T é o tipo de dado. Para instanciar, poderia-se usar List<Inteiro> ou List<Animal>, já que o conceito de lista independe do tipo utilizado.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike