Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Povo do santo
Povo do Santo, povo de santo, ou simplesmente do santo é como se definem as pessoas devotadas ao culto dos orixásvoduns e inquices, as entidades africanas, no Brasil. Estas divindidades vieram para o Brasil junto com os negros na Diáspora africana, durante o período do tráfico negreiro do Oceano Atlântico.

A famosa música "O Que é que a Baiana Tem", composta por Dorival Caymmi e imortalizada por Carmen Miranda, apresenta o estereótipo da baiana de santo, e por extensão o estereótipo de todo um grupo social, com seus trajescomidaspenteados e danças típicas. Porém, muito além do clichê, encontra-se uma cultura bastante complexa e interessante. Jorge Amado e Carybé foram outros artistas que retrataram muito bem os modos do povo do santo em suas obras.

Dividido em vários grupos étnicos e culturais distintos, por sua sua ancestralidade YorubaEweFonJejeNagô ou Bantu, o culto muda de "nação" para "nação" (ver acepção de "nação" no verbete Candomblé), como são chamados os agrupamentos de crenças, modos e costumes de culto. Assim como não se pode falar em África como um só bloco religioso, econômico e cultural, também não se pode falar em Candomblé como um sistema devocional único.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike