Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Membrana timpânica
Na anatomia humana, o tímpano ou membrana timpânica, é uma membrana em forma de cone fina que separa o ouvido externo do ouvido médio em humanos e outros tetrápodes. A sua função é a de transmitir o som do ar aos ossículos no ouvido médio, e, em seguida, para a janela oval na cóclea cheia de fluido. Por isso, em última análise, converte e amplifica vibrações no ar à vibração no líquido. O osso martelo preenche a lacuna entre o tímpano e os outros ossículos.

Existem duas regiões gerais da membrana timpânica: a paridade flácida (região superior, ver imagem à direita) e a paridade tensa. As paridade flácidas consistem em duas camadas, é relativamente frágil, e está associada com a disfunção da trompa de Eustáquio e colesteatomas. As maiores regiões da paridade tensa consiste em três camadas: pele, tecido fibroso, e a mucosa. É relativamente robusto, e é a região mais comumente associada com perfurações.

A ruptura ou perfuração do tímpano pode levar à perda auditiva condutiva. Colapso ou retração do MT, também pode causar perda auditiva condutiva ou mesmo colesteatoma.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike