Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Manaós
Os Manáos foram uma tribo indígena que habitava a região entre a atual cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas e ManacapuruBrasil, quando da chegada dos colonizadores portugueses. Seu nome significa em sua língua "Mãe de Deus" e deu origem ao nome atual da cidade. Faziam parte do grupo aruaque.Um líder importante dos Manaós foi Ajuricaba.

A tribo dos Manaos, considerada orgulhosa pelos portugueses, negava-se a ser dominada para servir de mão-de-obra escrava, entrava em confronto com os habitantes do Forte. Através de casamentos com as filhas dos Tuxauas, os militares portugueses começaram a ligar-se aos Manáos, buscando assim apaziguar os conflitos. Todavia o índio Ajuricaba, um dos líderes dos Manaos, se opunha à colonização dos portugueses, mas parecia apoiar os holandeses (há controvérsias). Possuindo excepcional capacidade de liderança, Ajuricaba conseguiu congregar diversas tribos locais, e assaltava aquelas sobre domínio dos portugueses. Também organizou um sistema de vigilância que dificultava o deslocamento dos portugueses pelos rios e lagos da região.

A área dos conflitos ia do baixo Rio Negro ao Rio Branco (Roraima). Sobre a captura de Ajuricaba (segundo Arthur Reis, homenageado com o nome da principal biblioteca pública de Manaus), Há contradições sobre se sua captura foi feita ou não brutalmente. A parte oficial guarda silêncio. Mas a lenda diz que houve choque violento. De ambas as partes, houve heroísmo. Os portugueses começavam a desanimar depois de quatro investidas frustradas, quando alguns soldados o cercaram, atacando Ajuricaba pela retaguarda e conseguindo vencê-lo. Consta a lenda que após Ajuricaba perder seu filho (tão bravo quanto ele), o jovem Cucunaça, lança-se entre os inimigos e lhes causa perdas, sendo afinal preso e posto a ferro.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike