Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Línguas eslavas orientais
As línguas eslavas orientais formam um dos três subgrupos regionais das línguas eslavas, faladas atualmente na Europa Oriental. É o grupo com o maior número de falantes, muito à frente dos grupos ocidental e meridional. As línguas eslavas orientais faladas atualmente são o bielorrusso, o russo e o ucraniano. O rusino é considerado tanto um idioma separado quanto um dialeto do ucraniano..

As línguas eslavas orientais descendem de um antecessor comum, a língua falada no Rus de Kiev medieval (dos séculos IX ao XIII). Na Rússia czarista, do século XVI a 1917, continuaram a ser considerados dialetos de uma única língua, o russo. Durante o Censo Imperial Russo, realizado em 1897, o russo (Russkij) era subdividido em Vjelikorusskij ("grande russo"), Malorusskij ("pequeno russo") e Bjelorusskij ("russo branco"). No decorrer do século XX, o "grande russo" passou a ser designado de "russo", propriamente dito, enquanto o "pequeno russo" se tornou o ucraniano e o "russo branco" o bielorrusso.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike