Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Línguas austro-asiáticas
As línguas austro-asiáticas constituem uma extensa família de línguas do Sudeste asiático, abrangendo também algumas partes da Índia e Bangladesh. O nome austro-asiático provém da palavra latina para "sul" e do nome grego 'Ásia', e por extensão "Sul da Ásia". Entre essas línguas, apenas o vietnamita, o khmer, e o mon possui um longo registro escrito, e apenas o vietnamita e o khmer possuem o status de língua oficial (no Vietnã e Camboja respectivamente). O restante das línguas é falado por grupos minoritários.

As línguas austro-asiáticas possuem uma distribuição irregular na Índia, Bangladesh e Sudeste asiático, separadas por regiões onde outras línguas são faladas. É amplamente aceito que as línguas austro-asiáticas são línguas autóctones do Sudeste asiático e do leste do subcontinente indiano e que as outras línguas da região, incluindo as línguas indo-européiastai-kadaidravídicas, e sino-tibetanas, são resultado de migração populacional. (Há, por exemplo, palavras austro-asiáticas nas línguas tibeto-burmesas do leste do Nepal.) Alguns lingüistas têm tentado provar que as línguas austroasiáticas estão relacionadas às línguas austronésias, assim formando a superfamília áustrica.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike