Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Línguas altaicas
A família das línguas altaicas é uma família linguística ainda mal-atestada, incluindo 66 idiomas e falada por um número entre 348 e 558 milhões de habitantes, concentrados na Ásia Central. A existência de um idioma proto-altaico que teria originado os demais idiomas está ainda em discussão entre os linguistas. Mesmo os idiomas que pertenceriam a esta família nem sempre são consensuais entre os linguistas. Alguns acreditam que essa família se originou por convergência (sprachbund), ou seja, idiomas de origem diferentes que se aproximaram por contato mútuo. Outros ainda acreditam que os idiomas altaicos têm origem comum a outras super-famílias, como a uralo-altaica e a indo-europeia. O nome provém da cadeia de montanhas de Altai.

Na versão mais restrita, são considerados pertencentes à família altaica as línguas turcomanas (como o turco, o cazaque e o azeri), as línguas mongólicas (como o mongol) e as línguas tungúsicas, faladas no nordeste da China e sudeste da Rússia. Muitos linguistas ainda incluem entre estas o coreano e as línguas japônicas (como o japonês), como prováveis línguas altaicas altamente divergentes ou como parentes do proto-altaico. Alguns linguistas ainda incluem o ainu, atualmente em processo de extinção.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike