Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Língua ugarítica
O idioma ugarítico só é conhecido na forma de escritos encontrados, inicialmente, na cidade perdida de Ugarit, na Síria, desde sua descoberta por arqueólogos franceses em 1928. Estes escritos foram extremamente importantes para estudiosos do Velho Testamento, por auxiliarem a clarificar textos hebraicos e revelarem mais de como o judaísmo utilizava frases comuns, expressões literárias e frases empregadas pelas culturas gentias que o cercavam.

A língua ugarítica foi "a maior descoberta literária da Antiguidade desde o deciframento dos hieróglifos egípcios e da escrita cuneiforme mesopotâmica. Entre as obras literárias descobertas em Ugarit estão a Lenda de Keret, o Épico de Aqhat (ou Lenda de Danel), o Mito de Baal-Aliyan, e a Morte de Baal — sendo que os últios dois também são conhecidos coletivamente como o Ciclo de Baal — todos eles revelando uma mitologia cananéia.

O ugarítico era uma língua semítica escrita no alfabeto ugarítico cuneiforme, dotado de 27 consoantes e três vogais. Para o observador casual, ela parece similar ao cuneiforme mesopotâmico, mas não tinha qualquer relação (ver alfabeto ugarítico). É o exemplo mais antigo da família das escritas semíticas do ocidente que, com estrutura semelhante(embora com formas lineares em vez de cuneiformes), foram sucedidas pelo feníciohebraico e aramaico.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike