Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Hórreo (Roma Antiga)
Hórreo (; plural: Horrea) foi um tipo de armazém público usando durante a Roma Antiga. Embora o termo latino é frequentemente empregado para referir-se a celeiros, os hórreos romanos eram usados para estocar outros tipos de produtos; os Hórreos de Galba  em Roma eram usados não apenas para estocar grãos, mas também azeite, vinho, outros gêneros alimentícios, roupas e mesmo mármore. Pelo fim do período imperial, a cidade de Roma tinha em torno de 300 hórreos para suprir suas demandas. Os maiores foram enormes, mesmo para os padrões modernos; os Hórreos de Galba continham 140 salas apenas do térreo, cobrindo uma área de cerca de 21,000 m². A quantidade de espaço de armazenamento disponível nos hórreos públicos pode ser julgada pelo fato de que quando o imperador Septímio Severo  morreu em 211, diz-se que deixou os hórreos da cidade abastecidos com comuda suficiente para suprir os 1 milhão de habitantes de Roma por 7 anos. Hórreos menores (embora similares) foram uma característica padrão das vilas, cidades e fortes por todo o império; exemplos bem preservados de hórreos militares foram escavados no Muralha de Adriano na Inglaterra, notadamente nos fortes de Vercovício, Coria e Arbeia.

Os primeiros hórreos construídos em Roma são datados do final do , com o primeiro hórreo público conhecido sendo construído pelo mal sucedido tribuno Caio Graco em . A palavra veio a ser empregada para qualquer lugar designado para preservação de bens; assim, foi frequente o uso para referir-se a adegas (hórreo subterrâneo), mas podia também ser aplicado para um lugar onde obras de arte foram guardadas, ou mesmo bibliotecas. Alguns hórreos públicos funcionaram um tanto como bancos, onde itens valiosos podiam ser armazenados, mas a mais importante classe de hórreos foram aqueles onde víveres como grãos e azeite foram estocados e distribuídos pelo Estado. A insaciável demanda de Roma por víveres significou que a quantidade de bens que passou através de alguns hórreos da cidade era imensa, mesmo para padrões modernos. Na colina artificial do Monte Testácio em Roma, que localiza-se atrás do sítio dos Hórreos de Galba, estima-se que contêm os restos de ao menos 53 milhões de ânforas de óleo nas quais cerca de 6 bilhões de litros (1.58 bilhão de galões) de óleo foram importados.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike