Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Akrasia
Em filosofia prática, akrasia (do grego akrasia, "não ter comando sobre si mesmo", ocasionalmente adaptado à ortografia portuguesa como acrasia) é a ação de uma pessoa que contraria seu melhor juízo sobre o que fazer em determinada situação. Um exemplo é o cônjuge que trai, embora considere tal ação errada.

Um quebra-cabeça filosófico -- apresentado pelo personagem Sócrates no diálogo Protágoras, de Platão -- é precisamente explicar como a akrasia é possível. Se o sujeito julga que a ação A é a melhor coisa a ser feita, como ele pode fazer outra coisa que não A? O filósofo Donald Davidson vê o problema como a reconciliação da seguinte tríade aparentemente inconsistente:

1. Se um agente acredita que A é melhor do que B, então ele quer fazer A mais do que B.
2. Se um agente quer fazer A mais do que B, então ele fará A ao invés de B, se for fazer uma das duas coisas.
3. Às vezes um agente age contra seu melhor juízo.

Davidson resolve o problema dizendo que, quando uma pessoa age dessa maneira, ela acredita temporariamente que o pior curso de ação é o melhor, porque ela não fez um juízo considerando todas as coisas, mas apenas um juízo baseado em um conjunto menor de considerações possíveis.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike