Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Fínicos
Os povos fínicos (também chamado de fino-bálticos) são os grupos étnicos que falam idioma pertencentes às línguas fínicas (ou línguas fino-bálticas). As línguas fínicas com os maiores números de falantes são o finlandês, língua oficial da Finlândia, e o estoniano na Estônia. As demais línguas fínicas são faladas principalmente no noroeste da Rússia, especialmente em áreas próximas à Finlândia e Estônia. Em partes do norte da Suécia, os finlandeses tem uma presença considerável, enquanto que algumas minorias fínicas são encontradas na Noruega e na Letônia.

A questão dos povos fínicos serem mais próximos geneticamente de qualquer outro povo, do que de seus vizinhos que não falam línguas fínicas, é questionável. Como a maioria das outras regiões do continente europeu, as áreas povoadas por povos fínicos sofreram constantes miscigenações com outros povos e, por obstante, foram consideravelmente influenciados culturalmente. Durante o último milênio, a língua sueca costumava ser mais difundida na Finlândia e Estônia do que é hoje. O finlandês costumava ser falado em uma boa parte da Suécia e muito do território atual da Letônia foi habitado por povos que falavam línguas fínicas. Apenas isso, já basta para mostrar que é duvidosa a teoria defendida de que o povo fínico é formado por um distinto grupo genético.

O termo "fínico" é também utilizado, algumas vezes, para descrever falantes das línguas fino-permianas e fino-volgaicas da família das línguas urálicas.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike