Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Cromatóforo
Os cromatócitos ou cromatóforos são células tegumentares especializadas, com muitas projeções citoplasmáticas, que lhe conferem aspecto dendrítico e são responsáveis por sintetizar e armazenar pigmentos. Atualmente sugeriu-se a utilização do termo cromatócitos ao invés de cromatóforos, uma vez que o sufixo cito remete-se à célula. Nos vertebrados originam-se da crista neural durante o desenvolvimento do embrião e migram para a pele, distribuindo-se pela epiderme e/ou derme.

Nos invertebrados (crustáceos e cefalópodes) e nos vertebrados ectotérmicos (peixes, anfíbios e répteis), animais que podem mudar de cor rapidamente em resposta à luz, temperatura ou a estímulos neuro-hormonais, há vários tipos de cromatócitos, classificados conforme a cor conferida pelo pigmento que armazenam. Os melanóforos, de cor preta ou marrom, possuem omocromos ou melanina em grânulos; os eritróforos, vermelhos e xantóforos, amarelos, possuem grânulos de pteridina e vesículas de carotenóides em proporções variáveis; os leucóforos, brancos, portam grânulos de purinas; os iridóforos, de cores metálicas, não possuem purinas depositadas em cristais refletores. Já em aves e mamíferos, essa diversidade de cromatócitos foi perdida, e o único tipo de célula pigmentar presente é o melanócito, célula que sintetiza e armazena melanina em grânulos.

A concentração ou dispersão dos grânulos de pigmento presentes no cromatócitos determinam a intensidade das cores, esta dispersão ocorre por ação de vários hormônios e neurotransmissores que agem em estruturas específicas na superfície das células.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike