Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Marquês de Ávila
Marquês de Ávila (ou, segundo a grafia da época, Marquês d'Ávila), foi um título nobiliárquico criado por D. Luís I por decreto de 24 de Maio de 1870 e confirmado por carta de 31 de Maio do mesmo ano, em favor de António José de Ávila, destacado político português. O título vinha substituir o de Conde de Ávila, que lhe fora atribuído pelo mesmo monarca por decreto de 13 de Fevereiro de 1864 e confirmado por carta de 15 de Fevereiro do mesmo ano.

António José de Ávila viria ainda a receber, em sua vida (não extensível aos herdeiros), o título de Duque de Ávila e Bolama (através de decreto de D. Luís de 14 de Maio de 1878), por ter conseguido, através da mediação do presidente norte-americano Ulysses S. Grant, garantir a soberania portuguesa sobre a ilha de Bolama, na Guiné-Bissau, também disputada pelo Reino Unido. Foi o único dos vinte e nove títulos de duque criados em Portugal atribuído a um nobre sem qualquer vínculo de sangue à casa real portuguesa.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike