Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Alfabeto ugarítico
O alfabeto ugarítico é um sistema de escrita usado por volta de 1500 AC na língua ugarítica, uma extinta língua semítica, usada na cidade perdida de  Ugarit, na atual Síria, redescoberta em 1928. Pertencia a um povo de cultura cananaica desde o Neolítico, embora se cite Ugarit, frequentemente, como uma cidade fenícia. O fato é que Ugarit não participou da expansão marítima levada a cabo pelos fenícios.

Sendo o alfabeto mais antigo encontrado até hoje, acreditava´se que este sistema possuía 27 letras, todas consoantes, o que classificaria este sistema como abjad. A partir de pesquisas posteriores, conclui-se que este era realmente um alfabeto, possuindo 27 consoantes e 3 vogais. Outras línguas (particularmente o hurriano) também utilizaram esse alfabeto na área de Ugarit, embora não em outros lugares. Textos com os mesmos caracteres foram encontrados na Mesopotâmia, embora fossem correspondência procedente de Ugarit.

Os tabletes de argila escritos em ugarítico forneceram as primeiras evidências da ordem alfabética tanto do levantino quanto do semítico meridional, que mais tarde evoluiríam para as ordens alfabéticas do alfabeto fenício, no qual teriam sido inspirados o hebraico, o grego  em uma direção, e para o ge’ez em outra.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike