Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Demografia do Afeganistão
A demografia do Afeganistão é etnicamente e linguisticamente mista. Isto reflete a sua localização no centro histórico do comércio e das rotas de invasões lideraras desde a Ásia Central até ao sul ou sudoeste asiático. O Afeganistão pode ser considerado como um país de minorias, dado que não existe qualquer grupo maioritário. De facto, os pachtuns são o maior grupo étnico, seguido pelos tajiques em segundo lugar, pelos hazaras e usbeques empatados em terceiro lugar e depois pelos aimaques, turcomenos, baluches, nuristanes e outros grupos menores. O pastum e o persa (chamado no Afeganistão de dari) são as duas línguas oficiais do país. O persa é falado por pelo menos metada da população e serde de língua franca O pastum é falado maioritariamente no sul, este e sudoeste. O usbeque e o turcomeno são falados no norte. Grupos menores espalhados pelo país falam igualmente mais de 70 outras línguas e numerosos dialectos.

Com a capital em Cabul e uma área de 647.500 km²; e 29.863.000 hab. (46 hab/km²), o Afeganistão é um dos países mais pobres e inóspitos do mundo. A instabilidade política e os conflitos internos arruinaram a sua já débil economia e infra-estruturas a tal ponto que 1/3 da sua população afegã abandonou o país.

Segundo uma estimativa de 2006, a população cresce 2,67% ao ano. O índice de natalidade é de 46,6 a cada 1000 habitantes, enquanto o índice de mortalidade é 20,34 a cada 1000 habitantes. A taxa de mortalidade infantil é de 160.23 mortes a cada 1000 nascimentos. A expectativa de vida é de 43.34 anos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike