Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Warren G. Harding
Warren Gamaliel Harding (Blooming Grove, 2 de novembro de 1865 – São Francisco2 de agosto de 1923) foi o º presidente dos Estados Unidos entre 1921 e 1923. Um Republicano de Ohio, Harding era um editor de jornal que serviu como membro do senado estadual e 28º vice-governador de Ohio e senador dos Estados Unidos. No senado, ele protegeu os interesses do alcóol e apoiou moderadamente o sufrágio feminino. Ele foi o primeiro senador em exercício e o primeiro jornalista a ser eleito presidente.

Harding era o candidato de conciliação na eleição presidencial de 1920, prometendo o retorno da nação a "normalidade" na forma de uma econômia forte, independente da influência externa. Ele e o Partido Republicano desejavam distanciar-se do progressivismo que dominou o começo do século XX. Harding e Calvin Coolidge, seu running mate, derrotaram James M. Cox e Franklin D. Roosevelt na maior margem de vitória no voto popular (60,32% contra 34,15%) desde que existem registros das votações.

Harding originalmente queria colocar as "melhores mentes" em seu gabinete, nomeando Herbert Hoover como secretário do comércio e Charles Evans Hughes como secretário de estado. Entretanto, ele recompensou amigos e contribuintes, conhecidos como a Gangue de Ohio, com posições poderosas. Vários casos de corrupção ocorreram durante sua administração; um dos membros de seu gabinete e vários de seus nomeados foram presos. Harding conseguiu limpar a corrupção com o Departamento dos Veteranos. Apesar dos escândalos, muitos investigados e revelados após sua presidência, Harding teve realizações significativas.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike