Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Unfaithful (canção)
"Unfaithful" é uma canção da cantora barbadense Rihanna, gravada para o seu segundo álbum de estúdio A Girl like Me. Foi escrita por Shaffer Smith (Ne-Yo), Mikkel S. Eriksen e Tor Erik Hermansen, sendo que a sua produção ficou a cargo dos últimos dois sob o nome artístico de Stargate. A sua gravação decorreu em 2006, nos estúdios Avatar and Battery, em Nova Iorque, Loft Recording Studios, em Bronxville e Digital Insight Recording Studios, em Las Vegas, no Nevada. Musicalmente, é classificada como uma balada de género estilístico R&B, com elementos de pop, sendo que a sua melodia é composta através de vocais, instrumento de cordasviolasvioloncelosviolinos e baixo. Originalmente intitulada "Murderer", o tema retrata o arrependimento de uma mulher que sente estar a destruir a vida do parceiro, ao trai-lo e enganá-lo constantemente.

A artista revelou que desde da época de gravação do seu álbum de estreia, Music of the Sun, queria trabalhar com Ne-Yo, principalmente depois de ter ouvido "Let Me Love You" por Mario, cuja letra foi escrita por Smith. A canção foi enviada para as áreas radiofónicas mainstream e rhythmic através da Def Jam Recordings a 2 de Maio de 2006, servindo como segundo single do projecto. Mais tarde, foi também disponibilizada em formato digital na iTunes Store de vários países, como Canadá, Portugal e Suíça, além de ter sido comercializada em CD single na Europa. A recepção por parte da crítica em relação à música não foi unânime, pois uma parte dos analistas considerou que era uma balada poderosa, bem construída, e apoiada com fortes vocais, contudo, criticaram negativamente o seu conteúdo lírico.

Após o seu lançamento, conseguiu atingir a lista das dez obras mais vendidas de dezanove países, incluindo o Reino Unido, onde se tornou o terceiro single da cantora a conseguir tal feito. Nos Estados Unidos, na tabela principal Billboard Hot 100, chegou à sexta posição como melhor. Este desenvolvimento positivo resultou em várias certificações para a faixa, sendo entre elas, disco de platina triplo atribuído pela Recording Industry Association of America (RIAA) e platina pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) da Dinamarca, além do galardão de ouro dado pela Australian Recording Industry Association (ARIA), Belgian Entertainment Association (BEA) e British Phonographic Industry (BPI). A música venceu ainda o prémio na categoria "Chanson Internationale de L'Année" da cerimónia anual francesa NRJ Music Awards de 2007.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike