Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Teste nuclear norte-coreano de 2013
O teste nuclear norte-coreano de 2013 foi realizado em às 11:57:51 (horário local), sendo o terceiro da história do país. Ainda antes do anúncio da realização do teste pelo governo da Coreia do Norte, os serviços sismológicos de diversos países haviam registrado um tremor artificial de próximo ao meio-dia, no horário local da Coreia do Norte, com epicentro a apenas alguns quilômetros sob a supefície da Terra, na região em que o campo de testes Punggye Ri está localizado. O Serviço Geológico dos Estados Unidos, contudo, reporta um tremor com magnitude de a de profundidade e a  lés-nordeste de Sungjibaegam, na Coreia do Norte.

Agência Central de Notícias da Coreia (ACNC) anunciou a condução de um teste atômico subterrâneo com sucesso como "parte de medidas práticas para defender a segurança e a soberania do País". Também disse que a explosão teria sido "conduzida de maneira perfeita e segura" e que nenhum efeito adverso ao meio-ambiente teria sido observado na região onde o teste ocorreu. Além disso, segundo a ACNC, o teste envolveria uma "bomba nuclear miniaturizada de grande potência" que seria mais leve do que as outras bombas nucleares detonadas nos testes atômicos conduzidos anteriormente.

Observadores sul-coreanos estimam que a detonação tenha liberado energia equivalente a algo entre seis e sete quilotons, disse o governo da Coreia do Sul. As primeiras estimativas giravam em torno de 10 quilotons. Para efeito de comparação, a bomba detonada sobre Hiroshima em 1945 liberou energia equivalente a algo entre 13 e 16 quilotoneladas de TNT.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike