Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Templo de Vesta
O Templo de Vesta é uma construção da Roma Antiga dedicada ao culto da deusa Vesta pelas sacerdotisas Vestais, localizado no centro do Fórum Romano, próximo da Régia (a antiga residência real) e do complexo da Casa das Vestais, centro do poder público e tradicional núcleo político e religioso de Roma.

Sua característica principal é o seu formato circular, incomum para os templos romanos, com uma dimensão aproximada de 15 metros de diâmetro. Vinte colunas coríntias circundavam o local construído em Taipa. O local mantinha em seu centro o fogo sagrado, dedicado ao festival da Vestália entre outros objetos. Todavia, não possuía a imagem da deusa, o que é incomum para a religião da Roma Antiga. Sua entrada era voltada para o leste e provavelmente possuía uma abertura no telhado, para eliminar a fumaça do fogo sagrado que queimava ininterruptamente.

Sua construção e diversas reconstruções posteriores, em função de incêndios que destruíram o local, ocorreram durante o Império Romano, sendo considerado um de seus templos mais antigos. Em 394 o imperador Teodósio I  pôs fim ao exercício das vestais e o local foi sofreu diversas modificações e depredações. As ruínas vistas atualmente datam da última restauração, feita após o incêndio de 191 d.C.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike