Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Subura
Subura ou Suburra é um vale situado no interior da área de Roma, na Itália. Estende-se do final sul do Viminal ao final ocidental do Esquilino, no Ópio, que foi conectado com o Fórum Romano pelo Argileto, e continuou a leste entre o Ópio e o Císpio pelo Clivo Suburano, terminando na Porta Esquilina. Ao Subura estão ligadas outras duas depressões, a primeira delas ao norte, entre o Viminal e o Quirinal, e uma terceira a nordeste, entre o Císpio e o Viminal, e que foi marcada pelo Vico Patrício. Atualmente o vale de Subura é atravessados pelas modernas Via Cavour e .

De acordo com as referências fornecidas na literatura latina e inscrições, Subura era fervente, clamorosa, um refúgio de prostitutas, de revendedores de provisões, iguarias e adornos. Diz-se que certa vez Júlio César e Lúcio Arrúncio Estela, cônsul em 101, viveram ali. É incerta a origem etimológica do nome Subura, porém presume-se que seja uma corruptela de Sucusa, no Célio, e que por alguma razão desconhecida passou a ser usada para designar, em tempos históricos, o vale, tendo sido inclusive usada como um adjetivo em "Região Suburana" (regio Suburana). O nome Subura é encontrada num fragmento do Plano de Mármore, na literatura tardia e durante a Idade Média, sendo utilizado como nome para várias igrejas situadas entre Tor di Conti e São Pedro em Viscoli.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike