Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Stavanger
Stavanger é uma cidade e um município da Noruega. A cidade é a terceira maior zona urbana e uma área metropolitana na Noruega (através de conurbação com vizinhos Sandnes) e o centro administrativo do distrito de Rogaland. O município é o quarto mais populoso do pais. Localizada na Península de Stavanger, no sudoeste da Noruega, a cidade foi fundada oficialmente em 1125, ano em que a construção da Catedral de Stavanger terminou. O centro de Stavanger tem muitas casas de madeira dos séc. XVIII e XIX, que estão protegidas e consideradas parte da herança cultural da cidade. Tal fez com que o centro e o interior da cidade mantenham um carácter de cidade pequena, com uma proporção invulgarmente elevada de moradias isoladas, contribuindo significativamente para o crescimento da população nas zonas circundantes da Grande Stavanger.

Actualmente Stavanger é considerada o centro da industria do petróleo na Noruega, é uma das capitais da energia da Europa e é chamada muitas vezes de "capital do petróleo". O Forus Business Park, localizado na fronteira municipal de Stavanger, Sandnes e Sola, é um dos maiores parques de negócios com cerca de 2,500 empresas e aproximadamente 40,000 empregos. A maior empresa da Escandinávia, a Statoil, tem sede em Forus, e em adição, várias outras companhias ligadas ao petróleo e ao gás têm os seus escritórios noruegueses na cidade. Como resultado, a cidade é considerada muito internacional, com uma taxa de imigrantes de 20.2%. Várias empresas estatais também têm os seus escritórios em Stavanger. Stavanger também é a casa de várias instituições de ensino superior, sendo a Universidade de Stavanger (UiS) a maior delas. A cidade também tem o Hospital Universitário de Stavanger (SUS), Museu Norueguês do Petróleo, Instituto Internacional de Investigação, Teatro de Rogaland, o Instituto Culinário e o campo militar KNM Harald.

Instalações militares domésticas e internacionais estão localizadas em Stavanger, entre elas o Joint Warfare Center, pertencente à NATO. Outros estabelecimentos internacionais e agências locais, especialmente de empresas estrangeiras de petróleo e gás no exterior, contribuíram ainda mais para uma população estrangeira significativa na cidade. Os imigrantes representam cerca de 11.3% da população de Stavanger. Stavanger, desde o inicio de 2000, tem uma taxa de desemprego mais baixa que a média europeia e norueguesa. Em 2011, a taxa de desemprego era inferior a 2%. A cidade é frequentemente listada como uma das mais caras do mundo, e Stavanger tem sido descrita como a mais cara do mundo em certos padrões.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike