Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética
 
Secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da URSS
O secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética era o título que tinha o máximo responsável pelo Secretariado do Comité Central do PCUS. Desde a consolidación de Iosif Stalin como líder da União Soviética o cargo de secretário-geral converteu-se em sinónimo de máximo chefe do Estado.

Veja mais na Wikipédia.org...

 
Secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética
Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética era o título que recebia o chefe de Governo da União Soviética, responsável pela liderança do Partido Comunista. O título nasceu após a consolidação do poder por Josef Stálin na década de 1920. Oficialmente, o líder soviético possuía o título de Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética. Informalmente, eram chamados, principalmente na imprensa, pelo acrônimo Gensek.

O cargo de Secretário-Geral do PCUS era uma posição meramente administrativa quando foi criada em 1922, com Josef Stálin sendo o seu primeiro titular, sob a liderança de Vladimir Lenin. Uma vez Stálin tendo consolidado o seu poder sobre o Politburo, este cargo tornou-se de fato o de líder do partido e mandatário da URSS.

Quando a liderança do Comitê Central foi reestruturada, após a morte de Stálin, em 1953, o cargo permaneceu brevemente desocupado, mas dois políticos veteranos do Politburo, Georgi Malenkov, o novo Premier, e Nikita Kruschev, assumiram o título. Em março de 1953, Malenkov foi removido do cargo, deixando Kruschev no controle efetivo do cargo e do poder político na URSS, ao ser eleito para a liderança do Comitê Central, em 7 de setembro de 1953.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike