Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Sadiq al-Mahdi
Sadiq al-Mahdi (também conhecido como Sadiq Al Siddiq, nascido em ) é um político e religioso sudanês que foi primeiro-ministro do Sudão. É o chefe do Partido Nacional Umma e Imame de Ansar, uma seita sufista que promete fidelidade a Muhammad Ahmad, que alegava ser o salvador messiânico do Islã, ou o Mahdi. Foi primeiro-ministro do Sudão por duas vezes: a primeira entre 1966 e 1967 e a segunda entre 1986 e 1989.

Em seu segundo mandato, Sadiq formou um governo de coalizão compreendendo o Partido Umma (que dirigia), a Frente Islâmica Nacional (liderada por seu irmão, Hassan al-Turabi), o Partido Unionista Democrático (liderado por al-Sayyid Muhammad Othman al-Mirghani), e outros pequenos partidos sulistas. A 30 de junho de 1989, no entanto, seu governo foi derrubado por um golpe de Estado liderado por Omar al-Bashir. O cargo de primeiro-ministro do Sudão foi então abolido.

Mahdi continuou a liderar o Partido Umma, em oposição a Bashir, desde que foi deposto. Passou para um período no exílio, mas acabou retornando ao Sudão em novembro de 2000. Concorreu sem sucesso às eleições presidenciais de 2010, comprometendo-se a não entregar Bashir para o Tribunal Penal Internacional para enfrentar acusações de crimes contra a humanidade e crimes de guerra, argumentando que iria desestabilizar o país.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike