Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Sabor (física)
Em física das partículas, sabor é um conjunto de números quânticos (ou simetria) que caracteriza diversos tipos de quarks  e léptons - duas subfamílias de férmions -, os quais seriam indistinguíveis com base em outras propriedades. Portanto, os sabores permitem distinguir certas classes de partículas cujas demais propriedades (carga elétricainteratividade  etc.) são similares. Na teoria eletrofraca, tal simetria é uma simetria de gauge e se manifesta justamente na mudança do sabor. Na cromodinâmica quântica, é uma simetria global, também chamada quiral.

No modelo padrão  das partículas subatômicas - em que é possível distinguir quarks e léptons -, os léptons se diferenciam em seis sabores (e, μ, τ, νe, νμ e ντ, que representam respectivamente o elétron, o múon, o tau, o neutrino do elétron, o neutrino do múon e o neutrino do tau); também os quarks se apresentam em seis sabores (u, d, s, c, b, t, que são as letras iniciais das palavras up, down, strange, charm, bottom e top, respectivamente). As denominações dos sabores foram introduzidas por  Murray Gell-Mann, que nomeou o quark strange, por ocasião da detecção do kaon, em 1964.

Apenas uma interação pode trocar o sabor de uma partícula: a força nuclear fraca.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike