Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Relações internacionais dos Estados Unidos
As relações internacionais dos Estados Unidos são a maneira com que o país interage com as nações estrangeiras e estabelece padrões de interação com organizações, empresas e cidadãos individuais. Os Estados Unidos são muito influentes no mundo. O alcance global dos Estados Unidos é apoiado por uma economia de 15 trilhões de dólares, o que equivale a aproximadamente um quarto do PIB global, e um orçamento militar de 711 bilhões de dólares, o que representa aproximadamente 43 os gastos militares de todo o planeta. O Secretário de Estado dos Estados Unidos é o Ministro do Exterior e é o oficial do Estado encarregado pela diplomacia, embora o presidente tenha a autoridade final sobre a política externa; essa política inclui a definição do interesse nacional, bem como as estratégias escolhidas tanto para salvaguardar quanto para alcançar os seus objetivos políticos. O atual Secretário de Estado do país é John Kerry.

O objetivo oficialmente declarado da política externa dos Estados Unidos, como mencionado na Agenda de Política Externa do Departamento de Estado, é o de "criar um mundo mais seguro, democrático e próspero para o benefício do povo americano e da comunidade internacional." Além disso, o United States House Committee on Foreign Affairs estabeleceu como alguns de seus objetivos jurisdicionais: "controles de exportação, incluindo a não-proliferação de tecnologia e hardware nuclear; medidas para fomentar relações comerciais com as nações estrangeiras e para salvaguardar os negócios americanos no exterior; acordos internacionais das commodities; educação internacional; e proteção dos cidadãos americanos no exterior e de expatriados." A política e a ajuda externa dos Estados Unidos têm sido objeto de muito debate, elogio e crítica, tanto internamente como no exterior.

Quando perguntado em 2010 se o WikiLeaks prejudicaria as relações dos Estados Unidos com outros países, o então Secretário de DefesaRobert Gates, observou que "os governos lidam com os Estados Unidos porque isso é do seu interesse, não porque eles gostam de nós, não porque eles confiam em nós e não porque eles acreditam que nós podemos manter segredos."


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike