Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Reino do Egito
O Reino do Egito (em árabe egípcio: المملكه المصريه) foi o primeiro Estado moderno egípcio, que durou de 1922 a 1953. O Reino foi criado em 1922, quando o governo britânico acabou unilateralmente seu protetorado sobre o Egito, em vigor desde 1914. O Sultão Fuad I tornou-se o primeiro rei do novo estado. Farouk sucedeu seu pai como rei em 1936.

Antes do Reino, o Egito, havia sido ocupado e controlado pelo Reino Unido a partir de 1882, quando forças europeias invadiram para reforçar o regime de que devia contra o crescimento do nacionalismo. Isto marcou o início da ocupação militar britânica do Egito, que ainda era nominalmente parte do Império Otomano na época. Em 1914, como resultado da declaração de guerra com o Império Otomano, Grã-Bretanha declarou um protetorado sobre o Egito e depôs o governador do Egito, substituindo-o por outro membro da família, Hussein Kamil, que foi feito  sultão do Egito pelos britânicos.

A monarquia foi estabelecida e reconhecida pelos britânicos em 1922, na pessoa de Fuad I do Egito, e lutou com o Wafd, uma ampla organização nacionalista com forte base política em oposição à influência britânica, e os próprios britânicos, que estavam determinados a manter o controle sobre o Canal do Suez. Outras forças políticas emergentes no período estão o Partido Comunista (1925), e a Irmandade Muçulmana (1928), que se tornou uma poderosa força política e religiosa.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike