Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Reino Indo-Grego
O Reino Indo-Grego (ou Reino Greco-Indiano) abrangeu várias regiões do noroeste e do norte do subcontinente indiano durante os dois últimos séculos a.C., e foi governado por mais de 30 reis helenísticos, geralmente em conflito entre si. O reino foi fundado quando o rei greco-báctrio Demétrio invadiu a Índia em princípios do século II a.C.; nesse contexto, a fronteira da "Índia" era o Indocuche. Eventualmente, os gregos na Índia dividiram-se do Reino Greco-Bactriano centrado na Báctria (hoje a fronteira entre o Afeganistão e o Uzbequistão). A expressão "reino indo-grego" descreve, em sentido amplo, várias politeias dinásticas. Havia numerosas cidades, como TaxilaPanjabe, ou e Sagala. Essas cidades teriam abrigado várias dinastias em sua época e, baseado na Geografia de Ptolomeu e na nomenclatura de reis posteriores, um certo Teófilo no sul foi também, provavelmente, um sátrapa em algum ponto.

Durante os seus dois séculos de domínio, os reis indo-gregos combinaram os símbolos e línguas gregos e indianos, como pode ser visto em suas moedas, e combinaram práticas religiosas gregas antigashindus e budistas, como pode ser visto nos restos arqueológicos de suas cidades e nas indicações do seu apoio ao budismo, o que aponta para uma rica fusão de influências indianas e helenísticas. A difusão da cultura indo-grega teve consequências que ainda são sentidas nos dias de hoje, particularmente por meio da influência da arte greco-budista.

O Reino Indo-Grego desapareceu definitivamente como entidade política por volta de 10 d.C., após as invasões indo-citas, embora bolsões de populações gregas provavelmente tenham permanecido na região por muitos séculos a mais, durante o domínio subsequente do Reino Indo-Parta e do Império Cuchana.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Reino indo-grego

© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike