Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Reino Indo-Cita
Os indo-citas foram um ramo dos sacas (citas), que migraram do sul da Sibéria para a BáctriaSogdianaAracósiaGandaraCaxemiraPunjabe, e para regiões da Índia ocidental e central (GujarateMaharashtra e Rajastão, começando a partir do século II a.C. até o século IV d.C.. O primeiro rei saka da Índia foi Maues (ou Moga), que estabeleceu o poder cita na região em Gandara e expandiu gradualmente sua supremacia pelo noroeste da Índia. O domínio indo-cita da Índia terminou com o último sátrapa ocidental, Rudrasimha III, em 395 d.C..

A invasão da Índia por tribos citas da Ásia Central, frequentemente designada de invasão indo-cita, teve um papel significativo na história da Índia e dos países vizinhos. Na realidade, a guerra indo-cita é apenas um capítulo dos eventos que foram desencadeados pela fuga dos nômades da Ásia Central dos conflitos com tribos chinesas, e que tiveram efeitos marcantes na Báctria, CabulPártia e Índia, e até mesmo em Roma, no Ocidente.

Os grupos citas que invadiram a Índia e formaram diversos reinos incluíam, além dos sacas, os xântios, os masságetas, os getas, os parama kambojas, os ávaros, os bahlikas, os rishikas e os paradas.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Reino indo-cita

© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike