Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Rei (xadrez)
O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental. O objetivo do jogo é colocar o Rei adversário sob ataque (xeque) e de maneira que ele não possa escapar (xeque e mate). Isso difere sutilmente de capturar o Rei, mas é uma sutileza importante, conforme determina o "Artigo 1.2 das Leis do Xadrez:- ''O objetivo de cada jogador é colocar o rei do oponente 'sob ataque' de tal forma que o oponente não tenha lance legal. O jogador que alcançar esse objetivo diz-se que deu xeque-mate no rei do adversário e venceu a partida. Não é permitido deixar ou colocar o seu próprio rei sob ataque, bem como capturar o rei do oponente." Nos países lusófonos, o Rei é representado pela letra "R" tanto na notação descritiva quanto na notação algébrica de xadrez. Também não se vence a partida se colocar o Rei adversário de maneira que ele não possa escapar, mas sem que ele esteja sob ataque. Esta situação chama-se "afogamento" e implica empate.

Cada peça de Xadrez tem uma força e um valor aproximadamente iguais, exceto o Rei, uma vez que ele não pode ser durante uma partida, por isso é considerado uma peça de valor inestimável. Entretanto, assim como as demais peças, têm sua força, que é definida principalmente por sua mobilidade e por outros parâmetros (sua exposição ao perigo, por exemplo). A força do Rei é aproximadamente equivalente à de um Cavalo ou Bispo, isso corresponde a cerca de 3 Peões.

Com os avanços tecnológicos das últimas décadas, tornou-se possível utilizar as valorações das engines de Xadrez para estimar com mais precisão e acurácia a força de cada peça. Além disso, sabe-se também que os valores e as forças relativas evoluem ao longo de uma partida, sendo geralmente maiores na abertura. Variam também conforme particularidades da posição, principalmente conforme a estrutura de Peões. Antes dos computadores, atribuía-se ao Cavalo o valor 3 e ao Bispo o valor 3 ou 3,5, desde a abertura até o final. Os valores atualmente utilizados pelas engines de Xadrez, com base em milhares de partidas de referência, são cerca de 3,19 para o Cavalo e 3,29 para o Bispo quando a partida está no final. Mas na abertura valem 4,03 e 4,10, respectivamente. Estes valores são as médias das engines Sugar 5.3b, Firenzina 2.43 e Protector 1.7. Atribui-se também um bônus em torno de 0,45 pela posse do par de Bispos. O Peão e o Rei são exceções: em vez de diminuírem de força no final, eles aumentam de força. O Peão ganha força porque com menos peças sobre o tabuleiro, pode avançar mais livremente para ser promovido, e o Rei porque com menos peças sobre o tabuleiro, pode centralizar-se e maximizar sua mobilidade sem aumentar significativamente os riscos. Então a força média do Rei é algo entre 3 e 3,5, sendo um pouco menor na abertura e um pouco maior no final.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike