Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Rebelião Houthi no Iêmen
A Rebelião Houthi no Iêmen, também conhecida como insurgência dos houthi no Iêmen ou Conflito de Sa'dah, foi uma guerra civil que teve origem no norte do Iêmen. Iniciada em junho de 2004, quando o clérigo dissidente Hussein Badreddin al-Houthi, ex-parlamentar e líder dos  zaiditas, encabeçou uma revolta contra o governo iemenita. A maioria dos combates ocorreu na província de Sa'dah, no noroeste do Iêmen, embora alguns dos combates se propagassem pelos mohafazah vizinhos de Hajjah'Amranal-Jawf e na província saudita de Jizan. Rapidamente a revolta se espalhou pelo país, com a generalização do conflito.

O governo do presidente Abd Rabbuh Hadi alegou que os houthi tentavam derrubá-lo para aplicar a lei religiosa xiita. Os rebeldes contra-argumentam que eles estavam "defendendo sua comunidade contra a discriminação" e a agressão do governo. As autoridades iemenitas ainda acusavam o Irã de dirigir e financiar a insurgência. Em 2015, os houthi tomaram a capital do país, Saná, e destituiram o governo. Vários países da região, liderados pela Arábia Saudita, organizaram-se uma uma intervenção armada para reinstalar Hadi no poder. Enquanto isso, a chamada al-Qaeda do Iêmen  aproveitou-se do caos reinante para expandir sua base de operações na região.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike