Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Quarto Concílio de Constantinopla (Ortodoxo)
O Quarto Concílio de Constantinopla, de 879 - 880 d.C., é tido como o Oitavo Concílio Ecumênico pela Igreja OrtodoxaFócio tinha sido apontado como Patriarca de Constantinopla, mas foi deposto por um Concílio em Constantinopla convocado em 869 d.C. pelo imperador bizantino Basílio I, o Macedônio, e pelo Papa Adriano II. Convocado para 879 d.C., este concílio grego, realizado após Fócio ter sido reinstalado no cargo por ordem do imperador, anulou o anterior. Atualmente, a Igreja Católica reconhece o concílio de 869-870 como "Constantinopla IV", enquanto que a Igreja Ortodoxa reconhece o concílio de 879-880 como tal e reverencia Fócio como um santo. Na época em que estes concílios estavam sendo realizados, esta divisão não era totalmente clara.

Estes dois concílios representam uma ruptura entre o ocidente e o oriente. Os primeiros sete concílios ecumênicos são reconhecidos como ecumênicos e autoritativos tanto pela tradição grega oriental quanto pela tradição latina ocidental. Esta divisão culminou eventualmente no Grande Cisma do Oriente em 1054 d.C.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike