Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Poesia Experimental Portuguesa
Poesia Experimental Portuguesa, Experimentalismo Português ou PO-EX, é um movimento poético surgido no início da década de 1960 e lançado a partir da publicação em julho de 1964 da revista Poesia Experimental, organizada por António Aragão e Herberto Helder, contando com a colaboração de António Barahona da Fonseca , António Ramos RosaE. M. de Melo e Castro e Salette Tavares . O «1º caderno antológico» de Poesia Experimental foi publicado nos Cadernos de Hoje (MONDAR editores). Teve continuidade (2º caderno) em edição dos autores, em 1966.

Tendo entre seus principais autores e teóricos poetas como E. M. de Melo e Castro, Ana Hatherly e M. S. Lourenço, os dois primeiros muito ligados inicialmente à Poesia Concreta, o movimento foi forte, pelo menos até os anos de 1980, sendo substituído por outras tendências da Segunda vanguarda, como a Poesia visual e a Poesia sonora.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike