Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Pied-noir
Pied-Noir (, Pé-Negro), plural Pieds-Noirs, é um termo usado para fazer referência aos cidadãos franceses, e outros de ascendência europeia, que viveram na Norte de África francês, nomeadamente a Argélia francesa, o Protetorado Francês do Marrocos ou o Protetorado Francês da Tunísia, por várias gerações, até ao fim da governação francesa no norte Africa entre 1956 e 1962. Em particular, o termo Pieds-Noirs é utilizado para aqueles cidadãos descendentes de europeus "regressaram" a França assim que a Argélia se tornou independente, ou nos meses seguintes.

Os europeus chegaram à Argélia, como imigrantes, a partir da zona ocidental do Mar Mediterrâneo (em particular de FrançaEspanhaItália e Malta), desde 1830. A expressão também é, por vezes, usada para incluir os sefarditas, que se tinham estabelecido no Magrebe, bem antes de 1830, mas muitos dos quais também emigraram após 1962. A partir da invasão francesa de 18 de Junho de 1830, até à sua independência, a Argélia fazia parte administrativa de França (“departamentos franceses” em 1848), e a sua população europeia era designada por argelinos ou colons (colonos), enquanto que os cidadãos muçulmanos da Argélia eram chamados de árabesindígenas muçulmanos; os muçulmanos chamavam-lhes de roumis ou gaouris.

O termo Pieds-Noirs começou a ser utilizado pouco depois do fim da guerra de independência da Argélia em 1962. De acordo com o ultimo censo na Argélia, realizado a 1 de Junho de 1960, existiam de cidadãos não-muçulmanos (10% do total da população, incluindo judeus argelinos).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike