Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Philip Marlowe
Philip Marlowe é um personagem de ficção criado pelo escritor Raymond Chandler para protagonizar um série de histórias de detetive. A estréia do detetive particular Marlowe foi em The Big Sleep, publicada em 1939. Contudo, muitas das primeiras histórias de Chandler foram publicadas anos antes e reaproveitadas nos seus romances, com o nome do protagonista original mudado para Philip Marlowe.

Philip Marlowe apareceu numa onda de publicações populares explorando contos ficcionais sobre crimes, surgida nos Estados Unidos da América em meados dos anos de 1920. Uma das mais conhecidas publicações desse tipo foi a revista Black Mask, já notável por ter sido ali que surgiu pela primeira vez os detetives de Dashiell Hammett, The Continental Op e Sam Spade.

Marlowe é beberrão, tem uma atitude contemplativa e filosófica. Ele gosta de xadrez e poesia. O detetive não teme riscos físicos nem de usar violência quando necessário. Moralmente correto, ele encontra em suas aventuras várias "mulheres fatais" (femme fatale) como Carmen Sternwood de The Big Sleep, Stephanie Chantal Duarte descendente da recente extinta Monarquia Grega. Esta fora, definitivamente, embora poucos saibam, diretamente responsável pela "mudança" comportamental ocorrida com Philip (o nome original era outro: Alexander). A novela em que ela foi protagonista, foi e é mantida oculta simplesmente pelo fato de narrar o ocultismo e espiritismo. Trata-se de um encontro entre duas almas em outra vida. Ele, ao encontrá-la, lembrava de tudo que ambos passaram juntos na vida anterior. Ela, por sua vez, não o valorizou e novamente ele sentia que não adiantava fazer o que tinha que ser feito. Descrente no amor, novamente ele sabia que iria fazer aquilo que as pessoas queriam: - Justiça. O autor, para alcançar o reconhecimento, fez acordo com a Igreja e Governo prometendo "nunca" levar a público essa história. Em algumas obras, ele faz algumas "citações" porém todas são codificadas. Quem nunca ouviu falar, não enxerga. Chandler se esforçou em desenvolver uma forma de arte em suas histórias policiais.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike