Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Partição de Bengala (1947)
A Partição de Bengala de 1947 ou Segunda Partição de Bengala, foi um processo ocorrido em 1947, sob a Partição da Índia. Foi uma divisão territorial de caráter religioso que dividiu Bengala em duas entidades: Bengala Ocidental, predominantemente hindu, pertencente à Índia e Bengala Oriental, de maioria muçulmana, tornou-se uma província do Paquistão.

A partição, com o poder transferido para o Paquistão e a Índia entre 14-15 de agosto de 1947, foi feito de acordo com o que veio a ser conhecido como o "Plano de 3 de junho" ou "Plano Mountbatten". A libertação da Índia em 15 de agosto de 1947 terminou mais de 150 anos de influência britânica no subcontinente indiano.

Em 1955, Bengala Oriental foi rebatizado de Paquistão Oriental, e se tornaria independente mais tarde dando origem a Bangladesh após a Guerra de Independência de Bangladesh em 1971.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike