Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Park Geun-Hye
 
Park Geun-hye
Park Geun-hye (Daegu2 de fevereiro de 1952) é a atual presidente da Coreia do Sul, e a primeira presidente mulher de seu país. Ela foi a presidente do conservador Grande Partido Nacional (GNP) entre 2004 e 2006 e entre 2011 e 2012 (o GNP mudou seu nome para "Partido Saenuri" em fevereiro de 2012). Park foi membro da Assembleia Nacional da Coreia do Sul, servindo por quatro legislaturas consecutivas como representante constituinte entre 1998 e 2012, e seu quinto mandato foi de junho a dezembro de 2012. É filha de Park Chung-hee (que foi presidente de 1963 a 1979), cujo governo foi marcado pelo forte anticomunismo e pelo Milagre do Rio Han, período de significativo crescimento econômico. Enquanto jovem, teve ambos os pais assassinados: em 1974, no Teatro Nacional da Coréia, sua mãe Yuk Young-soo foi morta por um tiro disparado por um norte-coreano, que tinha como objetivo assassinar Park Chung-hee, seu pai. Em 1979, seu pai foi morto por um tiro disparado pelo diretor da Agência Central de Inteligência da Coréia do Sul.

Park Geun-hye, assim como seu predecessor e companheiro de partido Lee Myung-bak, é contra a chamada Sunshine Policy ("Política do Pôr-do-sol"). A presidente adota uma política mais dura ante agressões norte-coreanas, mas é a favor da reunificação da península. Ela é geralmente considerada como uma das políticas mais influentes da Coreia desde os "três Kims" (Kim Young-samKim Dae-jung e Kim Jong-pil).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike