Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Paleta de Narmer
A Paleta de Narmer refere-se a uma placa cerimonial egípcia (ou, segundo outros autores, uma base para maquilhagem) com inscrições e relevos representando o acontecimento histórico da unificação do Alto e Baixo Egipto sob o rei Narmer (possivelmente outro nome para Menes ou um antecessor seu) e que data de, aproximadamente, 3100 - 3200 a.C. contendo alguns dos mais antigos hieróglifos actualmente conhecidos.

Encontrando-se entre alguns achados arqueológicos de 1898  descobertos pelo britânico James E. Quibell, aquando da sua escavação em Hieracômpolis (a antiga capital pré-dinastica do Alto Egipto), a peça sobreviveu até aos nossos dias em óptimas condições. O facto de nela se encontrar registado uma figura histórica que pela primeira vez é identificada pelo nome torna-a numa importante peça não só do legado do antigo Egipto como da história universal.

A paleta encontra-se actualmente no Museu do CairoEgipto.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike