Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Oposição Síria
A Oposição Síria (, Al-Mu'aradah Al-Suriyah) é o termo genérico dado aos grupos e indivíduos que buscam de alguma forma mudar o regime baathista da Síria. O termo "oposição" (em árabe "mu'araDah") é usado normalmente para descrever os atores políticos tradicionais, ou seja, a pessoas com um histórico de dissidência, não o utilizando assim para nomear todos aqueles que lutam contra o regime da família Assad no território sírio. No começo de 2011, a oposição, que até então ou era silenciada ou representada por pequenos grupos autorizados pelo regime, organizou-se em comitês regionais pelo país. A maior parte da oposição tem origem nativa e vinham de áreas rurais sunitas da classe baixa. Porém seu nascimento pode ser traçado as classes médias trabalhadoras, aos jovens e grupos étnicos com pouca participação política permitida pelo Estado.

Os grupos de oposição começaram a sua auto-proclamada revolução em março de 2011, quando tomaram as ruas dos principais centros urbanos para protestar por mais democracia e pelo fim do regime de Bashar al-Assad. Os primeiros movimentos contra o governo teriam caráter pacífico e buscavam uma transição moderada de poder. Contudo, com a repressão, soldados desertores e civis armados iniciaram uma insurreição armada contra o regime. A partir de julho do mesmo ano, combates violentos já eram reportados em várias cidades pela Síria, dando início a uma "guerra civil" propriamente dita. O principal grupo armado no começo do conflito a se opor ao governo central foi o "Exército Livre da Síria", encabeçado por ex oficiais do regime que mudaram de lado.

Na deflagração da Guerra Civil Síria, diversos grupos e facções rebeldes da oposição se uniram para formar o Conselho Nacional Sírio (CNS), que recebeu vasto apoio internacional, na forma de dinheiro e armas. Nações islâmicas e ocidentais abertamente começaram a apoiar politicamente as organizações que lutavam contra o regime Assad. Um novo grupo, dessa vez mais amplo, foi formado logo depois: a Coalizão Nacional Síria da Oposição e das Forças Revolucionárias. Estas organizações foram criadas para tentar legitimar e trazer uma voz única a todo o movimento anti-Assad. A oposição síria se inspirava em outros movimentos que buscavam mudanças políticas na região, no contexto da Primavera Árabe.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Oposição síria

© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike