Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Operação Mongoose
A Operação Mongoose (Operação Mangusto) foi o nome dado por John Kennedy, no dia 4 de novembro de 1961, durante uma reunião do SGA - Special Group Augmented, a uma operação secreta do governo norte-americano. A Operação Mongoose tinha como objetivo subverter e sabotar o governo de Cuba. Robert F. Kennedy, que ocupava o cargo de Attorney General (Procurador-Geral), decidiu nomear o General Edward Lansdale (membro do comitê presidencial de assistência militar) para chefiar essa operação.

Já em setembro de 1960, Allen W. Dulles, o então diretor da CIA, entabulara negociações com Johnny Roselli e Sam Giancana, dois dos mais poderosos chefes da Máfia nos Estados Unidos, para assassinar Fidel Castro. Subsequentemente Carlos Marcello, Santos Trafficante e Meyer Lansky também se envolveram nesses planos.

Após o fracasso da Baía dos Porcos, o presidente John F. Kennedy criou um comitê encarregado de derrubar o governo de Fidel Castro - que se chamava SGA - Special Group Augmented - e que tinha como chairman Robert F. Kennedy e incluía Allen W. Dulles (diretor da CIA), depois substuído por John McCone, Alexis Johnson (Departamento de Estado), McGeorge Bundy (Conselheiro de Segurança Nacional), Roswell Gilpatric (Departamento de Defesa), General Lyman Lemnitzer (Chefe do Estado Maior) e o General Maxwell Taylor. Embora oficialmente não fossem membros da SGA, Dean Rusk (Secretrário de Estado) e Robert S. McNamara (Secretário da Defesa) também participavam das reuniões.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike