Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Olimpiodoro de Tebas
Olimpiodoro de Tebas (; 380, ca. 412–425) foi um escritor da educação clássica, "poeta por profissão" em suas palavras nascido em Tebas, no Egito romano. Por volta de 412, foi enviado numa missão aos hunos no Mar Negro pelo imperador Honório. Depois, passou a viver na corte de Teodósio II, a quem dedicou sua "História". O relato desta missão diplomática sobreviveu num fragmento entre outros 46 na epítome do patriarca Fócio, que considerava Olimpiodoro um "pagão", sem dúvida por causa de sua educação clássica:
Olimpiodoro foi o autor de uma história, em 22 volumes, do Império Romano do Ocidente entre 407 e 425 que foi utilizada por ZósimoSozomeno e, provavelmente, Filostórgio, como J.F. Matthews demonstrou. O original se perdeu, mas um resumo foi preservado na obra de Fócio. Pelos fragmentos restantes, pode-se inferir que Olimpiodoro esteve em Atenas, viajou por regiões remotas do Alto Egito, onde viviam os selvagens blêmios e visitou Roma no fim da vida.

Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike