Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
O Fantasma da Ópera (musical)
O Fantasma da Ópera (no original em inglês: The Phantom of the Opera) é um musical composto por Andrew Lloyd Webber, baseado no romance homônimo de Gaston Leroux. As músicas foram compostas por Andrew Lloyd Webber, com letras de Charles Hart e letras adicionais por Richard Stilgoe. O musical narra a história de uma bela soprano, Christine Daaé, que passa a ser a misteriosa obsessão de um gênio musical conhecido como "O Fantasma da Ópera", já que ninguém o vê nem sabe quem é. O álbum deste musical está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

O Fantasma da Ópera abriu no West End, em Londres1986. A produção foi dirigida por Hal Prince, coreografada por Gillian Lynne, design de Maria Bjornson e iluminação de Andrew Bridge. Em 2008, a produção do West End atingiu a marca de 9000 performances. Em 9 de janeiro de 2006, a produção de Nova Iorque se tornou o espetáculo da Broadway com o maior tempo de exibição, com sua performance de número 7486. Ele comemorou seu desempenho número 10.000 na Broadway em 11 de fevereiro de 2012, a primeira produção de sempre a fazê-lo. É o segundo mais longo musical em cartaz de West End, depois de Les Misérables, e a terceira mais tempo em cartaz peça\musical de West End, depois de Les Misérables e The Mousetrap. De acordo com o website oficial, The Phantom of the Opera é a segunda produção de entretenimento de maior sucesso da história, com mais de 5 bilhões de dólares, perdendo apenas para O Rei Leão (musical). O musical é considerado a maior atração teatral de todos os tempos, já foi visto por 130 milhões de pessoas em 145 cidades em 24 países, e continua a ser exibido na Broadway e West End.

Em 2004, o show ganhou uma versão para o cinema, estrelada por Gerard Butler e Emmy Rossum. A esperada sequência do musical, Love Never Dies, estreou em Londres em fevereiro de 2010, e deveria chegar aos palcos da Broadway em novembro do mesmo ano mas teve sua estréia várias vezes adiada por causa da recepção negativa da crítica.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike