Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Nakba
Nakba é uma palavra árabe  (النكبة) que significa "catástrofe" ou "desastre" e designa o êxodo palestino de 1948 (em árabe, 1948 الهجرة الفلسطينية, translit. 1948 al-Hijra al-Filasṭīnīya), quando pelo menos 711.000 árabes palestinos, segundo dados da ONU, fugiram ou foram expulsos de seus lares, em razão da  guerra civil de 1947-1948 e da Guerra Árabe-Israelense de 1948.

Muitos acreditam que Nakba tenha surgido, quando em 14 de maio de 1948 foi estabelecido um Estado Judeu em Eretz Israel, a ser conhecido como oEstado de Israel, conforme a resolução pertinente adotada  pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 29 de novembro de 1947, e a revolta árabe que se seguiu a este fato. No entanto o historiador árabe George Antonius, escrevendo sobre o nascente nacionalismo árabe, mostrou que o conceito Nakba foi criado em 1920.

O problema é que os árabes que viviam na região se viam como sírios e eram vistos como tal por outros sírios. Ao testemunharem a barreira artificial que estava sendo erguida dentro de sua pátria síria, pelas potências coloniais, os árabes sírios  que viviam na região ficaram furiosos, pois uma barreira estava sendo interposta dividindo os árabes sírios do norte dos árabes sírios do sul, sendo estes últimos aqueles que foram mais tarde denominados palestinos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike